PROJETOS
Projetos no âmbito de um Imaginarius Bellica:
O projeto DE RE MILITARI inicia o levantamento exaustivo das fontes escritas e iconográficas durante 100 anos de guerra no espaço de influência portuguesa, analisando a receção dos modelos militares e a forma como este se manifestam na construção da imagem bélica portuguesa entre 1521-1621.
A cronologia compreendida entre o reinado de D. João III e Filipe II de Portugal expõe uma época de contrastes e contradições, entre o fim da Idade Média e o reavivar de um espírito de cruzada anacrónico. Este foi um tempo de profunda reorientação imperial, marcado por acontecimentos traumáticos e por um extenso processo de reformulação do poder militar.
A prossecução da guerra é um instrumento de poder, e a atualização dos fatores associados ao combate são essenciais para a construção de uma imagem bélica consistente. Porém, a guerra não se esgota no ato bélico em si, limitado ao estudo dos dispositivos táticos ou do armamento. Trata-se de uma forma específica de comunicação, um espectáculo visual de auto-afirmação e intimidação, e uma forma de ocupação do espaço, com regras e estruturas funcionais próprias.
A emergência de novas formas de combater, o protagonismo da Arte, o impacto da imprensa como potenciador da circulação da palavra escrita, e o contato com diferentes geografias fazem do Renascimento uma época em a relação entre Arte e Guerra é particularmente relevante: um palco onde se manifestam os mais diversos aspetos de uma cultura material globalizada; um tempo onde se produziram diferentes fontes iconográficas, como retratos de aparato de reis e membros da nobreza, cenas militares, retábulos de altar, frescos, escultura… e, evidentemente, armas e armaduras.
Assim, iniciou-se a (re)construção das imagens do campo de batalha português (1521-1621), centrado em três vertentes:
1. Sinalizar e proceder ao levantamento das fontes portuguesas relevantes para o estudo da arte militar, como sejam os tratados, a legislação, e a cronística;
2. Sistematizar este material e proceder ao levantamento de novas fontes relevantes;
3. Analisar e articular o material iconográfico com os suportes escritos, na perspetiva de uma análise arquitetónica do campo de batalha, com especial foco na relação entre a teoria e a prática da guerra em Portugal (1521-1621).
Relatório do painel de avaliação
APROVADO
The report is clear and consistent, well organized, and very complete, with reference to all tasks and with the description of the results achieved in each one. The project was developed under difficult circumstances due to Covid 19 pandemic. The effort made to overcome the serious constraints arising from this situation, with a new team member, the replacement of missions, and the replacing of an exhibition by a virtual exhibition (in production), proved the maturity of the project coordination. Most objectives have been achieved and the results largely supplanted the planned indicators. In five cases this did not occur (papers in international journals; reports; PhD thesis; one exhibition and a MOOC). However other results that had not been initially considered were reached (2 master dissertations). The publications are one of the most relevant aspects of the project and the website and database “Imaginarius Belica” is one of the most interesting results. There is an excellent record of books and book chapters, as well as the participation and organization of scientific meetings. The innovative dimension of the project consisting in the relationship between various documental, written, and visual sources, is well expressed in the global results achieved.