Nº inventário:
RM-i 0070
Título:
D. Sebastião (8 anos) vestido com armadura completa, segunda metade século XVI [retrato de D. Sebastião com 8 anos]
Designação:
Pintura\Retrato
Autorias:
Descrição:
Infante vestido com armadura completa, provavelmente Norte da Europa, com faixas decorativas douradas, compreendendo: “celada” fechada com “vista” e "plumagens",cossolete” e “espaldar”, “guarda-braços” reforçados com peças adicionais circulares ? em voga até meados do século -, “braçais”, “manoplas”, "escarcelas", “falda” comprida bordada, “coxotes”, “grevas” e “escarpes”“braçais”, “coxotes”, “grevas” e “escarpes” com o extremo frontal rectilíneo de acordo com a moda iniciada depois do primeiro quartel de Quinhentos; encontra-se armado com espada de armas e martelo de bico de corvo (símbolo de comando).
Catalogação
Descrição

A primeira da série de cinco representações conhecidas de D. Sebastião. Neste quadro, o jovem príncipe teria a idade de oito anos, portanto seis anos antes de assumir o governo; pormenor interessante, o animal que se encontra no lado direito terá sido novamente retratado 8 anos depois, por Cristóvão de Morais, no quadro existente no MNAA.
Enverga armadura, talvez de origem alemã como é o caso de vários dos exemplares que se atribuem a Carlos V e Filipe II na segunda metade do século. O conjunto retratado  possui tonalidade azulada, o que indica que se poderá tratar de uma armadura escurecida a quente - “lustrar in nero” -, obtida submetendo o aço a uma temperatura que varia entre os 270-3100. A armadura apresenta ainda as faixas decorativas com motivos dourados sobressaindo do fundo escuro, vulgarizadas nesta época, e que se reptem em inúmeros exemplares.
D. Sebastião empunha um martelo de guerra de dimensão apreciável, arma já em desuso, e traz suspenso na cintura um “estoque” com o punho e guarda ricamente adornados. 

 

Copyright © Remilitari - Todos os direitos reservados CHAM - Todos os direitos reservados
in web Acesso Online à Coleção. Sistemas do Futuro