Nº inventário:
RM-i 0058
Título:
Oficiais e soldados de infantaria; artilharia e embarcações, finais século XVI [Túmulo de D. Jerónimo de Mascarenhas]
Designação:
Escultura\Tumulária
Autorias:
Descrição:
Oficiais de infantaria vestidos com meia-armadura "al antico", compreendendo: "celadas" abertas (borgonhesas) com "plumagens", “cossolete” e “espaldar”, “guarda-braços”, “braçais”, "escarcelas", com espadas (imagem 2); soldado e oficiais vestidos com armaduras "al antico", compreendendo "celada" aberta (tipo borgonhesa), amadura ligeira (tipo "coura") e "cossoletes", com escudo (tipo "rodela"), armados com espadas e arma de haste (imagem 3); bombardeiro vestido "al antico", com "celada" (tipo borgonhesa) copm plumagem; canhões protegidos com "gabiões"; soldado "arcabuzeiro" com "celada" aberta (tipo borgonhesa), com "arcabuz" em posição de recarga (imagem 4)
Tema/Assunto:

Acontecimentos históricos\Alcácer-Quibir

Catalogação
Descrição

Altos-relevos cinzelado aludindo à Ribeira das Naus de Goa, a 'Roma do Oriente', também chamada a 'Nova Lisboa', com caravelas portuguesas, barcaças indianas, pangolins e juncos chineses e mostra, mais uma vez, como o tema da representação marítima continua a ser um subcapítulo em aberto no campo da arte do tempo dos chamados Descobrimentos. Em primeiro plano posição de artilharia de cerco, protegida por “gabiões”; em segundo plano duas embarcações, tipologia navio oceânico e navio de remo.
Os soldados representam três tipos distintos de combatentes:
Na esquerda armado com meia armadura composta por capacete aberto - de eventual influência grega, cuja “”vista” lembra os capacetes corínitios – “cossolete”, braçais e “grevas” e arma (aparentemente) do tipo “venábulo”; ao centro, artilheiro com capacete e “cossolete”. A armadura destes dois soldados está decorada “al antico”, e ostentam “penachos” no topo dos respectivos capacetes. 
No lado direito do primeiro plano, um soldado atirador, que recarrega uma arma de fogo pirobalística portátil, um “arcabuz”; este último soldado está equipado com “celada” do tipo borgonhesa, e o vestuário parece desprovido de qualquer influência da Antiguidade Clássica… resultado, talvez, da tecnologia moderna que maneja com aparente destreza.

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