Nº inventário:
RM-i 0057
Título:
D. Sebastião (23 anos?) com espada, segunda metade-finais século XVI ["D. Sebastião", última representação conhecida antes da morte em 1578]
Designação:
Pintura\Retrato
Autorias:
Descrição:
O rei veste “roupeta” e “calças de racha” brancas tufadas, “gibão” e “capotilho”, ambos pretos e com botões dourados; o cinto e “talabarte” pretos debruados a dourado; na mão tem um par de luvas. Está armado com “espada com guarda de laços”, provavelmente uma “rapieira”.
Tema/Assunto:

Acontecimentos históricos\Alcácer-Quibir

Catalogação
Descrição

Quadro algo intrigante de um rei que tem sido recorrentemente visto como um guerreiro. Na sua derradeira representação gráfica apresenta-se vestido “à civil”, sem outra referência ostentatória de poder para além da medalha que lhe confere o mestrado da Ordem de Cristo. Na ficha do museu de San Telmo, local onde o quadro actualmente se encontra guardado, dá-se conta de um intimismo latente: “detenimiento en la figura que se enfrenta al espectador con su mirada. Carencia de todo elemento ambiental. Fondo neutro sobre el que se refleja la sombra de la figura…”. Uma relação de cumplicidade que se destinaria, provavelmente, à mãe do rei falecida em 1573. O faz-se representar com barba; este seria o aspecto de D. Sebastião durante a fatal “jornada de África” de 1578.

Copyright © Remilitari - Todos os direitos reservados CHAM - Todos os direitos reservados
in web Acesso Online à Coleção. Sistemas do Futuro